• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 11 de junho de 2017

ASTRONOMIA, UMA CIÊNCIA QUE TEM QUE VOLTAR A INSPIRAR.



Na minha experiência com astronomia, a qual  me apaixonei desde minha infância, vejo que hoje, infelizmente, falta ainda muito para a mesma chegar ao grande público. Falta muito para que a mesma venha a inspirar os jovens, a fazer com que os mesmo sonhem, com que os mesmos através dela, despertem sua vocação para essa área ou para outras áreas. Infelizmente, a burocracia, os burocratas e as pessoas que não dão importância a educação como deveria ser, vem desestimulando a muitos, é uma pena. Vejo os astrônomos amadores e os profissionais da educação como grande heróis nesse país. Nós educadores, somos como peixes que tentam nadar contra as correntezas para que as futuras gerações existam, é uma comparação simplória claro, mas, tem certa similaridade com nossa realidade atual. No momento em que as olimpíadas de astronomia e astronáutica recebem menos atenção que uma OBMEP, olimpíada de matemática, claro, não desmerecendo essa disciplina nem seus profissionais, nós astrônomos vemos com muita tristeza a maneira como vem sendo conduzida isso nas escolas. Também acho que as outras olimpíadas como as de história e outras ciências, poderiam ser melhor vistas pelo poder público, pois são igualmente importantes. Falo da astronomia, não só porque sou astrônomo amador, mas porque conheço seu poder vocacional. 


Quem dera um dia os municípios, estados, secretarias de educação promovessem em seus municípios e estados, um dia de olimpíada de foguetes municipais e estaduais? Fica a dica para os mesmos. Se vissem o quanto os alunos se esforçam para fazer as plataformas e os foguetes e a festa que fazem quando os mesmo disparam alto no céu, talvez tivéssemos mais incentivos. Se soubessem o quanto é gratificante ver o brilho dos olhos de um estudante quando eles veem que os planetas são realmente iguais nas lentes dos telescópios e lunetas, aos que eles vêem nos livros, talvez  pudéssemos melhorar a educação com inspiração, e é isso que está faltando na nossa educação, além da valorização do magistério e estruturas. Peço humildemente a todos nós, que façamos um pacto pela educação e pela inspiração da mesma.


Vale ressaltar que a astronomia é a mãe de todas as ciências e desde os primórdios da humanidade, vem inspirando cientistas de diversas áreas do conhecimento a mudar a trajetória da humanidade. Se hoje temos toda a tecnologia disponível, foi por causa do sonho da humanidade em chegar as estrelas, foi por causa do sonho de jovens cientistas que quiseram entender a mecânica celeste e de alguma forma, implantar algo semelhante na terra. As paixões mais avassaladoras vieram de casais enamorados ao ver o nosso satélite natural brilhar no céu a noite, como o sonho de uma sociedade mais justa, a luta por novos ideais e a busca por novas tecnologias  e a poesia dos poetas vieram também do pensamento e da contemplação de pessoas que já observaram o céu estrelado a noite e se maravilharam ao ver esse firmamento em um lugar longe da poluição luminosa. Humanidade, por favor, volte a se inspirar, volte a olhar para os céus, volte a sonhar.


 Por :George Yure, professor e astrônomo amador fundador do CASF(Clube de           Astronomia de Fortaleza) e representante da LINNEA(Liga Norte Nordestina de       Astronomia).

Nenhum comentário: