• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 9 de julho de 2017

Selenografia: O que podemos ver de interessante na Lua.





Afinal, o que é selenografia?Selenografia no conceito formal diz que é a ciência que estuda a superfície da lua, ou seja, é a mesma coisa que estudar a geografia lunar.Com a tecnologia tendo avançado muito dos anos 50 para cá e com as viagens das missões APOLO que foram a lua, além das várias missões e sondas que pousaram no nosso satélite,os conhecimentos que adquirimos desde então fizeram com que obtivéssemos uma boa gama de informações a respeito desse corpo celeste vizinho a terra.Comprovamos a sua influência na terra com o movimento das mares e até mesmo com relação a velocidade de rotação de nosso planeta. Sabendo disso, algumas pessoas se perguntam hoje:"O que vemos de tão interessante na lua hoje já que temos tanto conhecimento sobre ela"?
Os astronomos amadores e profissionais ainda a observam, filma e fotografam para principalmente registrar alguns fenômenos que ocorrem lá como os chamados TLPs.(fenômenos transitórios lunares) que segundo alguns cientistas são mudanças de brilho em certas regiões da lua que ocorrem as vezes em curto espaço de tempo, e que variam de segundos a minutos.Esse fenômeno ainda está tendo certo estudo porque ainda não existe uma comprovação de sua causa na superfície lunar. Existe a possibilidade de serem gases que escapam de fissuras na superfície, porém ainda não existe uma certeza.
O que podemos observar em sua superfície??
Podemos observar tanto as crateras que possuem vários nomes como os ditos "mares" que na verdade são vales profundos da lua que muita gente associa ao São Jorge e o Dragão, a um coelho ou até a imagem do Mikey Mouse.
Vejam no mapa abaixo a infinidade de aspectos geológicos podemos ver em sua superfície.


Image result for mapa lunar

Fonte: www.astroyciencia.com

Com um binóculo podemos ver várias crateras, principalmente uma das maiores que resultou de um impacto de asteroide, a conhecida cratera Tycho.


Com telescópios, podemos ver ainda mais detalhes da superfície lunar com várias crateras de impacto.Fazendo uma filmagem com câmeras, é possível até fazer uma bela viagem pela superfície lunar, com se estivéssemos em uma nave viajando próximo dela.


Tendo um bom telescópio e uma carta lunar, é até possível procurar os pontos onde as naves APOLO americanas pousaram com suas missões nos anos 60 e 70, desde a APOLO 11 a última que foi a 17.

 Related image
Fonte: www.cheapastro.com

Boas observações pessoal.



Outras fontes: http://spacetoday.com.br/os-fenomenos-transitorios-lunares-tlps/

Nenhum comentário: